terça-feira, 14 de agosto de 2007

Ornette Coleman @ Jazz em Agosto

... ... ... e para lá me dirigi.





No palco haveria uma bateria e o sax alto do Coleman. Certo.
Mas também surgiam dois contrabaixos acústicos e um baixo electrico... Hummm, colocam-se algumas questões de índole prática e metafísica ainda antes do espectáculo começar, recordo-me que o Coleman é um pouco filosófico...
Afinal um dos contrabaixos era tocado com arco e o baixo eléctrico soava a guitarra. Pois tá claro.





Video e Fotos (antes de editadas) por JTorcato

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Lauren Newton @ Jazz em Agosto


(as onze peças do encore do concerto, cujo era apenas uma)

Lá fui ao concerto no sábado à tarde. Prescindi do passeiozinho de verão, esperei com impaciência que chegasse a hora.

Não esperava muita gente, mas a sala encheu. E como deveria sempre acontecer, encheu apenas depois de eu ter chegado e escolhido um lugar jeitoso.

Pela hora prevista, começa-se a ouvir na sala um leve murmúrio, contínuo, ninguém no palco. Não foi imediato perceber que o quarteto de vozes “Timbre” estava a entrar lentamente pelas traseiras da sala.

Lauren Newton, a vocalista mentora do projecto, improvisadora de mil projectos. Elisabeth Tuchmann, que já foi aluna de canto da própria Lauren, e é fundadora do coro feminino “Vocalisa”. Oskar Morth, que tem também uma larga experiência de intérprete de música antiga e clássica. Por fim, Bertl Muetter uma personalidade ímpar que trabalha ”quase na totalidade em coisas para as quais não tenho formação nenhuma, coisas, portanto, cujo desfrute ninguém pode impedir”.



É este o quarteto Timbre que deu o penúltimo concerto do Jazz em Agosto, cerca de hora e meia de arte, leve e bem humorada. Num género musical, o da musica livre improvisada, que quando falta o génio facilmente resvala para o excessivamente intelectualizado ou abstrato.

Um comentário final à actuação empática de Elisabeth Tuchmann e a Bertl Muetter, cuja originalidade como performer e músico foi notável. Quando toca trombone, mostra-nos que a criatividade e o "sentido de palco" são fundamentais, sendo o virtuosismo técnico uma especiaria que os realça.


Depois, era hora do Ornette Coleman ... ... ... ...


domingo, 12 de agosto de 2007

Este é o único blog que tem TPC


(re)Descubram Trudi Pitts. Ide ao Google, às enciclopédias da biblioteca da paróquia, sei lá... aqui têm dois teasers:

Love For Sale




Live with Greg Osby at the Philadelphia Museum of Art



E se chegarem a ouvir este CD, terão uma vida mais bela. Funciona sempre. Tenham algum cuidado com a faixa dois, uma versão de "The Spanish Flea" que nos faz pensar que a vida é só (esta) música.


Repararam quem é o guitarrista por trás da Truddy?? Pat Martino. Hmmm.. não queria aborrecer, mas este é um mito vivo da guitarra jazz. Não era sabido? TPC, já!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Como dar cabo de uma mosca


Três
instantes, uma história pra contar...

(belisque para aumentar; feche os olhos e a sequência anima-se)



quinta-feira, 2 de agosto de 2007

um filme, quando visto a partir do ecrâ onde se projecta, é um túnel de luz

Andrei Tarkovsky, Michelangelo Antonioni, Tonino Guerra
na casa de Antonioni