terça-feira, 19 de junho de 2007

Lauren Newton no Jazz em Agosto

Olhem!!


Dia 11 de Agosto 2007, sábado
15h30JOËLLE LÉANDRE (FRANÇA) - solo contrabaixo
18h30TIMBRE (EUA, ALEMANHA, ÁUSTRIA) Lauren Newton (voz), Elisabeth Tuchmann (voz), Oskar Mörth (voz), Bertl Mütter (voz, tb)
21h30 ORNETTE COLEMAN "SOUND GRAMMAR" (EUA) Ornette Coleman (sa, viol, tp), Tony Falanga (ctb), Charnett Moffett (ctb), Al Macdowell (b el), Denardo Coleman (bat)



Conhecem-na? É daquelas que tem uma voz abençoada pelos deuses e que percorre todo o espectro do audível, passando por registos que na verdade ainda não sabiamos ser do audível.

O talento é imenso e corremos o risco ficarmos de ouvidos colados às paisagens musicais que ela desenha. Talvez precisemos de estar preparados para ouvir o inabitual e inesperado, mas não o devíamos estar sempre? Ou queremos canções de embalar corpos e inanimar neurónios, para adormecer no doce silêncio do tédio? Não aqui.

A Lauren Newton nasceu em 1952 nos Estados Unidos, mas tem vividio na Alemanha onde é um dos membros fundadores do Vienna Art Orchestra.

Uns 11 albuns gravados, dois dos quais recentemente (Soundscapes e Tenderness of Stones), sem nunca cá pôr os pés para a ouvirmos.

Não mais. Por fim vou ouvir ao vivo um dos meus heróis da improvisação, do avant garde, da voz. Já não era sem tempo e ó Gulbenkian, mais uma vez te agradecemos!!


Ah, guardem-me um lugar central na primeira fila do anfiteatro. Não é virem aqui saber as boas notícias e depois irem pra lá ocupar os lugares à doida...


Sem comentários: