segunda-feira, 28 de julho de 2008

John Zorn + Fred Frith (Jazz em Agosto, Gulbenkian)

John Zorn e Fred Frith

Estava aqui à procura de palavras para me explicar sobre o que sinto com John Zorn...
vamos dizer que se aproxima bastante da minha concepção de um músico ideal. Não por ter descoberto uma determinada forma de se exprimir mais bela ou mais original que as restantes, mas porque parece ser de um ecletismo capaz de se exprimir em quaqluer linguagem musical, composta ou improvisada (factor, quanto a mim essencial para um músico). E em quantidades industriais (ou por outras palavras, de uma rapidez criativa incrível) embora quanto a mim este não seja um factor de importância maior para estes louros.

Há uns anitos atrás, a concerto que deu com os Naked City, na Aula Magna, foi um dos concertos da minha vida. Há muitos, muitos, anos atrás, o concerto que deu no Fórum Picoas (não, não estou enganado) deixou-me com a sensação que havia um mundo por descobrir (embora já o conhecesse através de LP's como o Spillane, que ouvi vezes sem conta).

Tudo isto porque John Zorn está de novo a chegar a Portugal para tocar no Jazz em Agosto (no dia 3 às 21:30, no Anfiteatro ao ar livre) acompanhado por Fred Frith, igualmente um senhor músico multifacetado e notável. A experiência que acumulam, os anos à que, a par de muitíssimos outros projectos, tocam juntos, hão-de garantir festa no anfiteatro.

Proponho-vos a ouvir este duo ou Naked City aqui no sidebar do lado em "Músicas no Plural (edição especial Jazz em Agosto 2008)" de dias 7 e 14 de Julho.

1 comentário:

cindy.fucking.rella* disse...

eu também gostava de ter visto. isto e quase tudo o que aqui sugeres... :)