domingo, 16 de setembro de 2007

Fotografia amadora


Nunca optei por me profissionalizar, mas desde que me lembro que sou fotógrafo amador. Já são uns bons anos nisto.
Estas fotografias fizeram-me rever esta vida em retrospectiva, porque fazem parte de um lote que, pela primeira vez, tratei definitivamente com o Lightroom.

O Lightroom é uma descontinuidade, um salto brutal na tecnologia digital de tratamento de fotografias e na interface com o utilizador.

Por isso, completamente incrédulo com as proezas que ia obtendo nestas fotografias, foram-me ocorrendo as diversas frustações que um fotógrafo amador tinha para 'revelar' as suas pérolas. Lembro-me das mil explicações que dava, em vão, num laboratório, para explicar que as fotografias tinham filtros, tinham valores de exposição calculados para um determinado detalhe, tinham um enquadramento que esperava que fosse respeitado. Em vão! Recebia fotografias em que os pretos eram cinzento claro, os amarelos era mais provável que passassem a branco, os enquadramentos ficavam destruídos, as cores dominantes alteradas. Um fotógrafo amador não tinha alternativa (os profissionais claro que sim...). Chegava a pedir revelação da mesma foto em vários locais para escolher a melhor. As variações eram inacreditáveis. Daí que passagem para slides foi, entretanto, incontornável. Mas como os mostrava?

A fotografia digital foi a entrada num novo universo, mas a capacidade das máquinas fotográficas, dos computadores, das impressoras e os próprios softwares eram, enfim, sempre um pouco menos que o que se esperava...
Hoje as máquinas têm mais de 10M píxeis, os PC's são 'quad core', as impressoras custam menos que um tinteiro (ok, os tinteiros ainda são caros!!). Os programas de edição de imagem já são sofisticadíssimos, de há uns poucos anos para cá. Mas o Lightroom não é mais um programa de processamento de imagem, é estritamente um laboratório digital para tratamento de negativos digitais. É uma nova era e por fim o fotógrafo amador não tem de se profissionalizar para fazer fotografias em que controla totalmente o seu objectivo. 2007 é um novo milénio para a fotografia.
Pois, o ritmo da evolução tecnologia não abranda, mas é pelo menos uma nova década.

Sem comentários: